Fonte: Pixabay |
O que é a velocidade?
Uma frase para definir velocidade?
"É pra ontem!" 😁😁😁
Falando sobre outra capacidade física, a velocidade. Ela pode ser definida como a capacidade de realizar uma ação motora no menor tempo possível.
Alguns autores subdividem a velocidade em velocidade de reação (Resposta a um estímulo, por exemplo, o som do apito) e velocidade de movimento (a rapidez de uma contração muscular).
A velocidade é uma capacidade importante de ser treinada, pois, ela tem relação com outras capacidades físicas. Velocidade e potência são requisitos em praticamente todos os esportes.
Tá, mas, e a agilidade?
Esquivas = Agilidade |
A agilidade pode ser definida como a capacidade de mudar rapidamente a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível.
De maneira geral, podemos dizer que a agilidade é fruto da combinação de velocidade e potência.
Tudor Bompa, um grande cientista, representou por meio de um quadro como nossas capacidades físicas se relacionam. De maneira bem simples, quando você junta força máxima, velocidade e coordenação (capacidade de realizar movimentos ótimos) o resultado é a agilidade.
Outro exemplo de habilidades se relacionando. Imagine um chute. Quando colocamos força e velocidade, como resultado temos um chute potente ou "explosivo".
Testes para velocidade e agilidade
Existem testes para velocidade e agilidade que podem compor os famosos Testes de aptidão física - TAF (Ou Exames de aptidão física). São exemplos:
Teste de velocidade: Teste de corrida de 50 m
Teste de agilidade: Teste de agilidade Shuttle Run
Por fim, para se treinar velocidade e força procure um profissional de educação física. Desvios posturais ou padrões defeituosos de movimentos poderão resultar em lesões. Um bom profissional vai lhe orientar sobre a técnica correta e fazer as progressões corretas para o seu sucesso. Bons treinos!
Referências:
BOMPA,
Tudor O. Periodização: Teoria e metodologia do treinamento. São
Paulo: Phorte Editora, 2002.
GOMES, Antonio Carlos. Treinamento desportivo: Estruturação e periodização. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUEDES, Dartagnan Pinto. Manual prático para avaliação em educação física. São Paulo: Manole, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja gentil!
Ou procure uma Rage room!