domingo, 26 de novembro de 2017

Como aprendemos movimentos? Uma introdução ao Desenvolvimento Motor

life_pixabay
Fonte: Pixabay


Você já parou para pensar que tudo o que fazemos envolve movimento? Até quando estamos “parados” nosso coração bate, nossos pulmões “respiram” e muitas outras coisas se movimentam em nosso corpo sem o nosso controle, por exemplo, o sangue.  

Existem várias pesquisas e teorias sobre o desenvolvimento motor. A qualquer momento, uma novidade pode surgir e as informações aqui contidas podem se tornar obsoletas! 
O estudo do desenvolvimento humano é um processo que começa pela concepção e só termina com a morte. São variados os modelos de desenvolvimento humano. A seguir vamos conhecer o modelo proposto por Gallahue, Ozmun & Goodway. 

As primeiras pesquisas sobre o desenvolvimento motor, começaram em 1930 e duraram até a 2ª Guerra Mundial. Foram chamadas de período “Maturacional”. De 1946 a 1970 foi o período “Normativo/descritivo” e de 1980 até hoje o “Período orientado ao Processo”. 
Três metodologias são utilizadas para  pesquisas sobre o desenvolvimento motor. 

O longitudinal (Os dados são coletados por anos em um mesmo grupo), o transversal (os dados são coletados em um mesmo período, mas, em grupos diferentes) e o longitudinal misto (A mistura das melhores características dos dois anteriores). 

Nos modelos Transacionais, acredita-se que as demandas físicas se relacionam entre si, estas negociações ocorrem entre a hereditariedade do Indivíduo (qualidades recebidas pela natureza, etc), as Condições ambientais (Experiência individual, etc) e a Tarefa (Movimentos específicos).

ciclos_gallahue
Fonte: Adaptado de Gallahue & Ozmun, 2013.

Os Domínios do Comportamento são uma teoria que separa os comportamentos em domínios, sendo o Psicomotor (Comportamento motor/físico), Cognitivo (Comportamento Intelectual/Mente e corpo) e Afetivo (Comportamento sócio emocional/sentimentos). Vale lembrar que estes três domínios são inter-relacionados e sua separação é apenas para fins de estudo. 

O desenvolvimento motor mostra-se por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo dos anos. O movimento é agrupado em 3 categorias:

  • Tarefas de Movimento de Estabilidade (Exige equilíbrio ou postura, todas as atividades motoras amplas - Torcer, virar, puxar, empurrar);
  • Tarefas de Locomoção (Mover-se do ponto A ao ponto B, caminhando, correndo ou pulando, etc);
  • Tarefas de Manipulação (Ampla: Lançar, pegar, chutar, drible, voleio, receber ou imprimir força. Fina: Costurar, usar uma tesoura, digitar) ou a combinação das três. 


Neste modelo os autores apresentam o desenvolvimento humano como uma Ampulheta com um Triângulo invertido sobreposto. Tal modelo tem por base dois pontos de vista, a teoria das fases estágios descritiva (ampulheta) e a teoria dos sistemas dinâmicos explicativa (triângulo). A seguir um esboço das pirâmides propostas pelos autores: 

gall_pixa
 

Fase do Movimento Reflexo: São movimentos involuntários, reflexos primitivos e posturais (Ex. Espirrar, tossir, piscar, bocejar, reflexo de moro, etc). Seguidas dos Estágios de Codificação e Decodificação de informações. Por exemplo, chorar para conseguir alimento.

Fase do Movimento Rudimentar: São as primeiras manifestações de movimento voluntário. Envolve os movimentos de Estabilidade, Locomoção e Manipulação. Suas fases são de Inibição de reflexos e Pré-controle (Arratar-se, engatinhar, sentar com postura ereta, alcançar, pegar, soltar, etc).

Fase do Movimento Fundamental: Fase onde se descobre vários movimentos de estabilidade, locomoção e manipulação, com fases Inicial, Elementar emergente e Proficiente. Os movimentos adquiridos aqui serão levados para a vida toda. Teoricamente agora é a hora de iniciar a prática de esportes!

Fase do Movimento Especializado: Os movimentos aqui são resultado da fase fundamental. As habilidades adquiridas serão refinadas. Possui os estágios de Transição, Estágio de Aplicação e Utilização ao longo da vida.


A ampulheta triangulada
um modelo proposto para a vida toda

gall2_pixabay

Depois de atingirmos a fase de Utilização ao longo da vida, em teoria a ampulheta seria virada. Mais ou menos após os 20 anos de idade com a entrada no mundo “adulto”. O trabalho e outras atividades que consomem o nosso tempo limitam a aquisição de novas habilidades e a manutenção das que já foram adquiridas, conforme a pirâmide a seguir: 


gal3
Os termos "Velho" estão na bibliografia original! 
 

Teoricamente, não perdemos a capacidade de adquirir novas habilidades, mas, alguns “filtros” podem nos atrapalhar um pouco, por exemplo, no filtro da Hereditariedade, você pode ter uma predisposição genética a ter doenças do coração, fazendo com que a areia da ampulheta desça mais lentamente.

O segundo filtro por onde a “areia” passa, é o Estilo de vida. Este é determinado por fatores como aptidão física, nutrição, bem estar físico, emocional e espiritual. Este filtro pode alterar um pouco o escoamento da areia, mas, não totalmente.


Concluindo, ao longo da vida, principalmente até a fase “adulta”, aprendemos os movimentos de variadas fontes. Tudo depende de quais estímulos estamos recebendo e a qualidade dos mesmos. Apesar de não podermos controlar o envelhecimento, a velhice não significa o final do processo de aprendizagem. Existem várias teorias e modelos sobre o desenvolvimento humano. O modelo da ampulheta triangulada é um dos modelos com uma representação gráfica de fácil entendimento.

Referências:

GALLAHUE, David L. OZMUN, John C. GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.