sábado, 29 de abril de 2023

O que é a fascite plantar?

Imagem de yogaphysique por Pixabay 
 

A fascite plantar é uma condição que causa dor e inflamação na sola do pé, especialmente na região do calcanhar. A fáscia plantar é uma faixa de tecido fibroso que liga o osso do calcanhar aos dedos dos pés e ajuda a sustentar o arco do pé. Quando essa faixa é esticada ou lesionada demais, ela pode ficar inflamada e causar dor.

A fascite plantar é mais comum em pessoas que praticam atividades físicas com impacto nos pés, como corrida ou caminhada, em pessoas que usam sapatos inadequados ou com salto alto, em pessoas com sobrepeso ou obesidade e em pessoas com pés cavos ou chatos. A idade também pode ser um fator de risco, pois a fáscia plantar tende a perder elasticidade com o tempo.


Diagnóstico e sintomas

O diagnóstico da fascite plantar é feito pelo médico ortopedista ou pelo fisioterapeuta, com base nos sintomas e no exame físico do pé. Exames de imagem, como raio X ou ultrassom, podem ser solicitados para descartar outras causas de dor no pé, como esporão do calcâneo, fraturas ou artrite. Os sintomas da fascite plantar incluem:

- Dor na sola do pé, perto do calcanhar, que pode ser em forma de facada, queimação ou pontada;

- Dor que piora pela manhã, ao dar os primeiros passos, ou após ficar muito tempo em pé ou sentado;

- Dificuldade para flexionar o pé na direção da canela;

- Inchaço e vermelhidão na região afetada.

 

Tratamento

O tratamento da fascite plantar visa aliviar a dor e a inflamação, além de prevenir novas lesões na fáscia plantar. Algumas medidas que podem ser adotadas são:

- Usar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, prescritos pelo médico;

- Fazer fisioterapia com aparelhos que estimulam a cicatrização e reduzem a inflamação, como ultrassom, laser ou ondas de choque;

- Fazer alongamentos e exercícios específicos para fortalecer os músculos e tendões do pé e da panturrilha;

- Usar palmilhas ortopédicas ou calçados com amortecimento adequado;

- Aplicar gelo na sola do pé por 15 minutos, duas vezes ao dia;

- Evitar atividades que causem impacto nos pés, como correr ou pular;

- Manter o peso ideal para diminuir a sobrecarga nos pés.


A fascite plantar tem cura, mas o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, é importante seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas e ter paciência durante o tratamento.

 

Exercícios para fascite plantar?

A fascite plantar pode causar dor e dificuldade para caminhar, principalmente ao acordar ou após ficar muito tempo em pé. O tratamento da fascite plantar envolve medidas como uso de anti-inflamatórios, aplicação de gelo, uso de palmilhas ou órteses e, principalmente, realização de exercícios específicos para alongar e fortalecer a fáscia plantar e os músculos da panturrilha.

Lembre-se de que os exercícios devem ser feitos com cuidado e sem exageros, respeitando os seus limites e evitando agravar a lesão.

1. Alongamento da fáscia plantar com uma toalha: sente-se em uma cadeira e coloque uma toalha enrolada no chão, na frente do pé afetado. Segure as pontas da toalha com as mãos e puxe-a para cima, fazendo com que o pé se flexione e a fáscia se alongue. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos e repita três vezes.

2. Alongamento da fáscia plantar com uma lata: sente-se em uma cadeira e coloque uma lata de refrigerante ou cerveja no chão, na frente do pé afetado. Coloque o pé sobre a lata e faça movimentos de rolar a lata para frente e para trás, massageando a sola do pé. Faça isso por um minuto e repita três vezes.

3. Alongamento da panturrilha em pé: fique em pé, apoiado em uma parede, com o pé afetado atrás do outro. Mantenha o joelho da perna de trás esticado e o da perna da frente dobrado. Leve o quadril para frente, até sentir um alongamento na panturrilha da perna de trás. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos e repita três vezes.

4. Alongamento da panturrilha sentado: sente-se no chão, com as pernas esticadas à sua frente. Coloque uma faixa elástica ou uma toalha em volta do pé afetado e puxe-a para cima, fazendo com que o pé se flexione e a panturrilha se alongue. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos e repita três vezes.

5. Fortalecimento dos dedos dos pés: sente-se em uma cadeira e coloque uma toalha estendida no chão, na frente do pé afetado. Com os dedos dos pés, tente pegar a toalha e trazê-la para perto de você, contraindo os músculos da sola do pé. Faça isso por um minuto e repita três vezes.

6. Fortalecimento da panturrilha: fique em pé, na ponta dos pés, apoiando-se em uma parede ou em uma cadeira. Levante os calcanhares o máximo que puder e depois abaixe-os lentamente, sem encostá-los no chão. Faça isso por um minuto e repita três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil!
Ou procure uma Rage room!