sábado, 6 de maio de 2023

Quais são os distúrbios da tireoide?

Imagem de Gino Crescoli por Pixabay 

 
Vocês sabem o que é a tireoide e para que ela serve? E quais são os principais sintomas de que algo não vai bem com essa glândula? Vamos lá!
 
A tireoide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo do pomo de adão. Ela tem o formato de uma borboleta e produz dois hormônios chamados T3 e T4. Esses hormônios são responsáveis por regular várias funções do nosso corpo, como o metabolismo, o crescimento, o humor, a fertilidade, o ciclo menstrual e muito mais. Por isso, é muito importante conhecer os sintomas e os tratamentos dessas condições.
 
Quando a tireoide funciona bem, ela libera a quantidade certa de hormônios para o nosso organismo. Mas às vezes ela pode produzir hormônios demais ou de menos, causando um desequilíbrio que pode trazer vários problemas de saúde. Essas alterações são chamadas de hipertireoidismo e hipotireoidismo.
 

Principais sintomas

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide produz hormônios em excesso, fazendo com que o organismo fique acelerado. As pessoas com hipertireoidismo podem apresentar sintomas como nervosismo, ansiedade, palpitações, perda de peso, suor excessivo, insônia, tremores e olhos saltados. As causas mais comuns do hipertireoidismo são as doenças autoimunes, como a doença de Graves, ou alguns nódulos na glândula. O tratamento pode ser feito com medicamentos que bloqueiam a produção dos hormônios da tireoide, com iodo radioativo ou com cirurgia para remoção da glândula.

O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide produz hormônios insuficientes, fazendo com que o organismo fique lento. As pessoas com hipotireoidismo podem ter sintomas como cansaço, sonolência, ganho de peso, depressão, pele seca, queda de cabelo, prisão de ventre e intolerância ao frio. A causa mais frequente do hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que ataca a glândula. O tratamento é feito com a reposição dos hormônios da tireoide em comprimidos.

Além do hipertireoidismo e do hipotireoidismo, existem outros problemas que podem afetar a tireoide, como os nódulos, os cistos e o câncer. Os nódulos são pequenos caroços que se formam na glândula e que podem ser benignos ou malignos. A maioria dos nódulos não causa sintomas e é descoberta por acaso em um exame de ultrassom. O câncer de tireoide é raro e costuma ter bom prognóstico se tratado precocemente.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar os problemas na tireoide, é preciso consultar um médico endocrinologista e fazer alguns exames de sangue que medem os níveis dos hormônios da tireoide. Também pode ser necessário fazer um ultrassom da tireoide para avaliar o tamanho, a forma e a presença de nódulos na glândula.
O tratamento dos problemas na tireoide depende da causa e da gravidade de cada caso. Em geral, o hipertireoidismo é tratado com medicamentos que bloqueiam a produção dos hormônios da tireoide ou com iodo radioativo que destrói parte da glândula. Em alguns casos, pode ser indicada a cirurgia para retirar toda ou parte da tireoide.

O hipotireoidismo é tratado com a reposição dos hormônios da tireoide por meio de comprimidos diários. Os nódulos benignos podem ser acompanhados periodicamente ou tratados com medicamentos ou injeções de álcool. Os nódulos malignos ou suspeitos devem ser removidos cirurgicamente.

Como vocês viram, os distúrbios da tireoide são bastante variados e podem ter diferentes causas e consequências. Por isso, é fundamental fazer um acompanhamento médico regular e realizar exames de sangue para medir os níveis dos hormônios da tireoide. Assim, você pode prevenir ou tratar essas condições e manter a sua saúde em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil!
Ou procure uma Rage room!