domingo, 9 de setembro de 2018

O que é a capacidade motora força?


HE_pixa
Eu tenho a força!

O que é força muscular?

É a superação de uma resistência por meio da contração muscular. Força muscular é a força ou torque máximo que um músculo pode gerar em velocidade.  

A força muscular não é "única", ela pode se manifestar de algumas maneiras:
  • Força absoluta: Quantidade máxima de força que um músculo pode gerar na ausência de mecanismos inibitórios ou de defesa. Ex. Situações de emergência ou por meio de auxílios ergogênicos, independente do peso corporal.
  • Força máxima: É a quantidade máxima de tensão que o músculo (ou grupo muscular) pode gerar durante uma repetição em um exercício. É também a força máxima gerada por uma contração muscular concêntrica, excêntrica e isométrica. O meio mais utilizado para saber a força máxima é o Teste de 1RM. Estima-se que 1RM chega a 80% da força absoluta.
  • Força de resistência: É a capacidade de manter a produção de força por um longo período ou durante muitas repetições, mantendo o padrão de movimento. Manifestação muito importante para as atividades do dia a dia e para modalidades de longa duração como lutas, ciclismo, etc.
  • Força explosiva (Força de velocidade): É a capacidade de realizar um movimento ao menor período de tempo. É um tipo de força determinante em modalidades como arremesso de peso, lançamento de dardo,  salto em distância.

for_pixabay
No pain, no gain!


Alguns autores mencionam outros tipos de força, além da força máxima, potência e resistência, a citar:
 
  • Força geral: Utiliza todo o sistema muscular. 
  • Força específica: Músculos específicos para um esporte ou atividade. 
  • Força de arrancada: Capacidade produzir potência na fase inicial do movimento. 
  • Força de "aceleração": É a capacidade de manter potência durante a maior parte do movimento, após a força de arrancada. 
  • Força relativa: É a divisão da força absoluta pelo peso corporal. Essa é utilizada para comparar a força entre atletas de dimensões corporais diferentes.

Atualmente existe um movimento incentivando a prática da "Força Funcional", que visa: 
  • Treinar movimentos (ao invés de músculos isolados);
  • Treinar o centro (CORE) antes das extremidades; 
  • Construir a força de baixo para cima; 
  • Incorporar movimentos de puxar, empurrar e agarrar; 
  • Aplicar o Princípio da sobrecarga;

A partir destes objetivos, o Treinamento funcional vem se tornando popular. De maneira resumida, o treinamento funcional trabalha com o conceito de "formação geral em movimento", onde analisa as semelhanças dos movimentos (tanto para saúde quanto para desempenho), como correr, pular, empurrar, puxar, etc. Todos nós somos capazes de realizar estes movimentos, assim, quando não treinamos, perdemos estas capacidades. Assim o treinamento funcional busca ser dinâmico, integrado, praticar movimentos, resolver tarefas, etc.

boxe_pixabay


Qual o melhor método para o treinamento de força?


De maneira geral, existem vários tipos de treinamento resistido.  Podemos utilizar pesos, bandas elásticas, etc. Não existe o "melhor" tipo de treinamento, existe o melhor treinamento para você! Algumas pessoas podem ser muito felizes com a "musculação tradicional", outras vão ser mais felizes no pilates ou no treinamento funcional.


lpo_pixa

E para quem só deseja hipertrofia?


A hipertrofia, de maneira resumida, significa o aumento do tamanho dos músculos. Já existem evidências apontando que o treinamento de força também promove a hipertrofia. Assim, um treino de hipertrofia não necessariamente exclui o treinamento dos demais tipos de força.

Vamos imaginar um sujeito que nunca fez nenhuma atividade física na vida. Ao iniciar um treinamento de força ele vai precisar adquirir além das demais capacidades físicas, a força de resistência, potência, força máxima, etc. As capacidades motoras não são isoladas, uma depende de um pouquinho da outra. 
 

Por fim, o treinamento de força depende de vários fatores e de uma boa periodização. Um profissional de educação física poderá lhe ajudar a atingir seus objetivos tanto para saúde quanto para o desempenho atlético.  

Observações:
  1. Os termos "força" e "trabalho" são conceitos da Física.
  2. A força é a capacidade de desenvolver tensão e realizar trabalho. 
  3. O Trabalho pode ser definido como "Força X Distância pela qual o objeto é movido". 
  4. A Potência consiste na capacidade de realização do trabalho em um certo período de tempo, seguindo a seguinte formula: Potência = Força x Distância / Tempo.


Referências

D'ELIA, Luciano. Guia completo de treinamento funcional. 2. ed2 rev. ampl. São Paulo: Phorte, 2016. 

FLECK, Steven; SIMÃO, Roberto. Força: Princípios metodológicos para o treinamento. São Paulo: Phorte, 2008.
 

GOMES, Antonio Carlos. Treinamento desportivo: Estruturação e periodização. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PRESTES, Jonato et al. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias. 2. ed. São Paulo: Manole, 2016.

STOPPANI, Jim. Enciclopédia da musculação e força de Stoppani: 381 exercícios e 116 programas de treinamento de força vencedores. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 

WILLIANS, Len; GROVES, Derek; THURGOOD, Glen. Treinamento de força. São Paulo: Manole, 2010.