NÃO! Não estamos falando sobre a sua postura profissional!
A postura humana passou a ser mais estudada depois que o homem passou a ser bípede, ou seja, passou a andar sobre dois membros. Naturalmente a estrutura humana foi mudando para que sua postura se adequasse a ação da gravidade.
Podemos dizer que o esqueleto humano é como um cabide (que sustenta o resto do corpo). Os ossos são unidos entre si por ligamentos e os músculos são unidos aos ossos pelos tendões.
É tipo um cabide... |
Os músculos quando contraem promovem o movimento das variadas articulações do corpo. A ação dos músculos acontece em direções opostas (o que chamamos de músculos agonistas e antagonistas), ou seja, quando um músculo trabalha o outro relaxa.
Em casos de fraqueza muscular, contratura e/ou encurtamento, o músculo não consegue se contrair e/ou alongar o suficiente prejudicando a amplitude do movimento (Como o movimento deveria ocorrer naturalmente).
Quando há um desequilíbrio muscular, certo músculo é fraco e seu antagonista é forte. O músculo mais forte tende a encurtar (o músculo forte sofre por estar curtinho) e o mais fraco tende a alongar (e este sofre por estar muito esticado).
Deste modo, temos uma deformidade, que em conjunto com a ação da gravidade e o peso corporal, dificilmente vai permitir uma postura correta e a ausência de dor.
Quem nunca... |
Tanto a boa postura quanto a má postura podem ser resultado dos seus sentimentos. Em um dia muito triste é normal andar por aí com os ombros caídos, MAS, sem que grandes deformidades aconteçam para alterar definitivamente sua postura.
No entanto, a má postura estrutural pode surgir da alteração de algum segmento corporal no decorrer do tempo, ou por um forte trauma. Por exemplo, você trabalha todos os dias com o celular ou a carteira no bolso de trás da calça. Por causa desse volume no bolso, seu corpo vai se acostumar compensar sua postura.
Essas alterações vão aumentar o gasto energético e provocar sobrecargas nos demais segmentos corporais. Nosso corpo sempre vai lutar contra a gravidade para manter-se estável (Numa linguagem mais técnica, manter centro de gravidade estável).
Vários fatores precisam ser observados quando falamos sobre postura. As articulações do corpo podem ser muito móveis ou se movimentar menos do que o normal. Estes cenários também podem causar o alinhamento postural defeituoso.
Músculos que estão contraídos/encurtados precisam ser alongados e relaxados, enquanto músculos alongados precisam recuperar a capacidade de contrair adequadamente. O desalinhamento causará dor (intensidades variadas) podendo prejudicar sua qualidade de vida.
Coluna vertebral
A coluna vertebral é a coluna ou eixo central do corpo. Seu formato permite sustentar a nossa posição. Formada por cerca de 33 vértebras, se comunica com músculos, tendões, ligamentos e, entre as vértebras existem os Discos intervertebrais que funcionam como amortecedores entre as vértebras.
Além disto, os nervos (sistema nervoso) passam por dentro das vértebras e se comunicam com o resto do corpo por pequenos espaços existentes nas vértebras.
As 4 curvaturas normais da coluna vertebral são:
As 4 curvaturas normais da coluna vertebral são:
Região torácica: Formada por 12 vértebras (T1-T12) e formam uma curvatura côncava anterior ao tronco — Cifose torácica;
Região lombar: É constituída de 5 vértebras lombares (L1-L5) e formam uma concavidade posterior — Lordose lombar;
Região sacrococcígea: Apresenta 5 vértebras (S1-S5) e o cóccix. Uma curva côncava anteriormente — Cifose sacrococcígea.
Clique na imagem para aumentar |
A coluna vertebral naturalmente apresenta curvaturas (Lordose e cifose). Em alguns casos, as deformidades podem causar as hiper (ou hipo) lordose/cifose, promovendo desalinhamentos estruturais. Podemos também apresentar desvios laterais que fazem a coluna apresentar o formato de S ou C, a escoliose.
Whats-fisgada |
A Hérnia de disco ocorre quando parte do disco intervertebral sai da sua posição entre as vértebras, comprimindo as raízes nervosas que passam pela coluna, em muitos casos provocando dor.
A dor (Muscular, articular ou nervosa) é uma resposta orgânica mediada pelo nervo. Normalmente é causada devido à pressão ou tensão sobre o nervo, causada por ossos, cartilagens, cicatriz ou musculatura contraída. A orientação médica e o correto tratamento são fundamentais para a recuperação destes quadros.
Referências
KENDALL,
Florence Peterson. et al. Músculos: provas e funções. 5. ed. São
Paulo:Manole,
2007.
MATOS,
Oslei De. Avaliação postural e prescrição de exercícios
corretivos. 2. Ed. Rev. Ampl. São Paulo: Phorte, 2014.
MOURA,
João Augusto Reis De. SILVA, André Luiz Da. Postura corporal
humana: Avaliação qualitativa visual por simetrografia e prescrição
de exercícios físicos. 1. ed. Várzea Paulista, Fontoura, 2012.